Tipos de pranchas de surf - Epóxi (EPS) ou Poliuretano (PU)

Vamos começar esclarecendo “quem é quem” e para o que servem:

EPS – Poliestireno expandido (Bloco de Isopor)
Resina Epóxi – Revestimento para blocos EPS
PU – Poliuretano (Bloco comum)
Resina Poliéster – Revestimentos para blocos PU
Longarina de madeira – para estruturação central 
Tecidos de fibra de: vidro, carbono.

Sistema convencional - PU/PE 

A prancha conhecida como PU ou prancha comum é feita com bloco de poliuretano, longarina de madeira, revestida com fibra de vidro e resina poliéster. 
Há vários anos no mercado, este sistema continua sendo o mais utilizado pela maioria dos surfistas em todo mundo. Tem a maior velocidade de produção e pode ser customizado de diferentes formas. Aceita diferentes processos de pintura e acabamento. Comparando com outras tecnologias esta é a que menos resiste a choques, devido as propriedades da resina poliéster que se assemelha a um “vidro”.
Essa é a opção mais barata, consequentemente mais frágil e não se pode fazer muito leve, pois amassa desde o primeiro dia além de amarelar com o tempo. Se sofrer um impacto tende a trincar no local e requer bastante cuidado para evitar o reparo constante.  


Sistema EPS - EPS/Epóxi


A prancha é popularmente conhecida como Epóxi, EPS ou prancha de isopor. É feita com bloco de poliestireno e longarina de madeira, revestida com fibra de vidro e resina epóxi.  É uma concorrente direta da prancha de PU.
Este bloco de EPS é shapeado no mesmo sistema de uma prancha convencional e depois é revestido por tecido de fibra de vidro com resina Epoxy. Pelas características do EPS, que tem em sua composição mais de 90% do volume preenchido de ar, estas pranchas tem uma maior flutuação em comparação a uma prancha convencional, como também, apresentam leveza e excelente desempenho.
A resina epóxy também apresenta maior resistência estrutural, o que rende uma maior durabilidade, maior resistência a choques, amassa menos e amarela tanto quanto a outra. Sua manutenção deve ser feita somente com resina Epoxy.

Sistema Poli Epoxy 

Consiste na utilização de um bloco convencional PU (Poliuretano) revestido com resina Epoxy. Esta prancha apresenta as características parecidas com uma prancha convencional. Porém a utilização da resina Epoxy na laminação atribui uma maior longevidade e flexibilidade, devido a maior resistência estrutural da resina, se comparada a resina poliéster. Ela possui também maior resistência a choques. Permite a confecção de uma prancha leve, resistente e com melhor flexibilidade. Sua manutenção pode ser feita tanto com resina poliéster quanto Epoxy. 

 

Sistema 100% Carbono


Tecnologia que consiste na utilização de um bloco de EPS (Poliestireno Expandido) de alta densidade, com longarina especial ou sem longarina, revestido com tecido 100% carbono importado, com resina Epoxy. Leveza e resistência inigualável é o resultado dessa combinação de materiais. É uma composição que apresenta um excelente custo-benefício tendo em vista a longevidade do material que pode ser até 5 vezes maior do que uma prancha convencional. Esta tecnologia pode ser utilizada em qualquer modelo de prancha. É bastante eficaz em pranchas de Stand Up, pois sua leveza gera uma melhor performance, como também, facilita na hora do transporte. Sua resistência também evita danos as bordas da prancha, que muitas vezes é atingida pelo remo. Sua manutenção deve ser feita somente com resina Epoxy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário