Dicas de Office


Corte e ajuste imagens no Office 

 

A versão 2010 aprimorou recursos de edição de imagens em documentos, planilhas e apresentações

Um recurso prático do Microsoft Office 2010 é o de fazer ajustes nas imagens importadas em documentos, planilhas ou apresentações. Para isso, clique na imagem inserida, acesse a guia Ferramentas de Imagem e pressione Cortar. Note que os marcadores dos cantos da imagem mudam. Clique neles e os arraste para marcar os locais nos quais a foto será cortada. Depois de fazer as operações, é só clicar fora da área da imagem para que a operação seja efetuada. Um ponto importante: a imagem não é modificada, mesmo na cópia criada no aplicativo do Office. Assim, é possível desfazer o corte a qualquer momento, assim como mudar a porção visível da imagem, clicando nela e depois no botão Cortar, em Ferramentas de Imagem. Além do corte, que é o mais comum na produção de documentos e apresentações, há vários efeitos úteis na guia Ferramentas de Imagem, como a criação de molduras e aplicação de efeitos comuns ou artísticos. Vale a pena explorar essa guia com atenção, que pode reduzir o tempo de criação de um documento, evitando o tratamento de uma foto no Photoshop ou outro editor de imagens.

15 Dicas para Excel 2007

Como a maioria já sabe, o Microsoft Excel é um dos programas de planilha eletrônica mais utilizados do mundo. Por se tratar de um software riquíssimo em recursos, é sempre possível descobrir funcionalidades e truques que podem facilitar bastante a elaboração ou a edição de uma planilha nele. Por esse motivo, o InfoWester apresenta a seguir uma seleção de 15 dicas para o Excel 2007 (versão em português do Brasil). Para tanto, espera-se que o leitor tenha conhecimentos mínimos do programa para compreender termos como células, linhas e colunas.
Dependendo da dica, ela pode servir também às edições anteriores (e posteriores) do Excel, com possíveis diferenças quanto ao procedimento.

Vamos lá? 

Dica 1: faça o Excel 2007 exibir a data e a hora atual em uma célula

Suponha que você tenha um relatório em Excel que é atualizado constantemente e que, por isso, precisa ser impresso com frequência. O problema é que o documento deve conter a data e a hora em que houve a impressão. Ao invés de digitar essa informação manualmente (e correr o risco de esquecê-la), faça o Excel 2007 colocar essas informações automaticamente. Para isso, basta selecionar a célula que conterá esses dados e digitar a seguinte função: =AGORA(). 

Dica 2: dê "zoom" apenas no conteúdo selecionado

Se você pressionar a tecla Shift de seu teclado e o botão de rolagem de seu mouse para cima, fará com que a visualização de toda a planilha aumente (ou diminua, se você movimentar o botão de rolagem para baixo), como se você estivesse dando "zoom". Isso é útil, por exemplo, para destacar um conjunto de informações dentro da planilha. No Excel 2007, você pode selecionar um conjunto de células e fazer com que o zoom se aplique a essa seleção. Para isso, selecione as células desejadas, vá em Exibição, no topo da janela do programa, e clique no botão Zoom na Seleção. Utilize Shift + botão de rolagem do mouse para aumentar ou diminuir essa visualização. Para fazer com que as células voltem ao tamanho normal de visualização, clique no botão 100%, ao lado do botão Zoom na Seleção. 

Dica 3: imprima os títulos em todas as páginas da planilha

Quando uma planilha, depois de impressa, ocupa mais de uma página, é conveniente que os títulos que descrevem o conteúdo de cada coluna apareçam em cada folha, do contrário, o usuário sempre terá que voltar à primeira página para obter essa informação. Para isso, vá em Layout de Páginas, no topo da janela do Excel, e clique no botão Imprimir Títulos. Na caixa que surgir, na aba Planilha, há um botão no lado direito do campo Linhas a repetir na parte superior. Clique nesse botão e escolha a linha (pode ser mais de uma) que vai ser repetida em cada página e pressione Enter em seu teclado.
Note que nessa mesma caixa é possível escolher colunas a serem repetidas no lado esquerdo. Ainda nesta caixa, repare que há um campo chamado Área de Impressão. Utilize-o para indicar ao Excel 2007 todo o conteúdo que será impresso, dessa forma, evita-se que na impressão saia linhas ou colunas em branco ou que determinado conteúdo não seja impresso. 

Dica 4: mude a cor da interface do Excel 2007

Por padrão, a cor da interface do Excel 2007 é azul, mas se essa cor não te agrada, você pode escolher entre outras duas: prateado e preto. Para isso, clique no Botão Office (o botão redondo no canto superior esquerdo do Excel) e depois clique em Opções do Excel. Na guia Mais Usados, selecione a cor desejada em Esquema de cores.
Note que a alteração de cor se aplica também aos demais programas do Office 2007, como o Word e o PowerPoint. 

Dica 5: deixe textos "inclinados" na planilha

Às vezes, especialmente em títulos laterais, é conveniente deixar o texto "inclinado" para facilitar a compreensão da tabela. Fazer isso é muito simples: selecione as células cujo texto deve ser inclinado, clique nesta seleção com o botão direito do mouse, escolha Formatar Células na janela que surgir e vá à aba Alinhamento. Em Orientação, escolha o grau de inclinação desejado. Você pode escolher uma posição entre 90º e -90º. 

Dica 6: mantenha células visíveis mesmo com rolagem de página

Você viu na dica número 3 que é possível fazer com que linhas de título apareçam em cada página de impressão. Que tal criar um efeito parecido na visualização dos dados no próprio Excel? Esse recurso é especialmente útil quando se tem uma planilha com muitas informações e as células de título acabam não aparecendo quando o usuário faz rolagem de tela para ver os dados que estão abaixo. Para isso, selecione a linha imediatamente inferior às linhas a serem "congeladas". Em nosso exemplo são as linhas 1 e 2, portanto, devemos selecionar a linha 3. Para fazer essa seleção, basta clicar no número da linha ao lado da primeira coluna. Feito isso, vá em Exibição, no topo da janela, clique no botão Congelar Painéis e escolha Congelar Painéis.
Agora basta rolar a planilha para baixo e ver que as linhas "congeladas" sempre são exibidas.
Para tirar o "congelamento", basta voltar ao botão Congelar Painéis em clicar em que Descongelar Painéis. 

Dica 7: obtenha soma, média e outros resultados rapidamente através da Barra de Status do Excel 2007

Uma característica interessante do Excel é a exibição automática de cálculos de soma, média e outros na Barra de Status do programa (a última barra da interface, na parte inferior) cada vez que duas ou mais células são selecionadas. Assim, se você quiser, por exemplo, saber o valor da soma de três células, basta selecioná-las e olhar para a barra.
Se você quiser selecionar células que não estão uma ao lado da outra, faça o seguinte: mantendo a tecla Ctrl de seu teclado pressionada, clique em cada uma das células a serem somadas. O programa irá selecionar todas, mesmo que elas estejam distantes. Em seguida, basta consultar a barra.
Note que você pode personalizar as informações que são exibidas na Barra de Status. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse em cima dela e marcar ou desmarcar as opções desejadas. 

Dica 8: use uma imagem como plano de fundo de sua planilha

Usando combinações de formatação, pode-se obter planilhas com visual agradável e profissional. Mas é possível incrementar ainda mais uma planilha usando uma imagem como plano de fundo (você pode inserir o logotipo de sua empresa, como exemplo). Para isso, basta ir em Layout de Página, no topo da janela do Excel, e clicar no botão Plano de Fundo. O programa exibirá uma caixa onde você pode procurar a imagem em questão. Note que, ao usar esse recurso, talvez seja necessário alterar a formatação dos dados para a sua perfeita visualização.
Caso queira tirar o plano de fundo, basta voltar em Layout de Página e clicar no botão Excluir Plano de Fundo. 

Dica 9: faça o Excel 2007 exibir todas as fórmulas da planilha rapidamente

Você está diante de uma planilha enorme e precisa com urgência localizar a célula que contém uma determinada fórmula. Há um jeito rápido de fazer isso: vá em Fórmulas, no topo da interface do programa, e clique no botão Mostrar Fórmulas (próximo ao canto direito superior). Imediatamente o Excel mostrará as fórmulas das células que as contém, assim você conseguirá encontrar a que procura com mais facilidade. Para fazer o Excel voltar ao modo de exibição anterior, basta clicar no botão novamente. 

Dica 10: insira símbolos especiais em sua planilha

O Excel 2007 permite que você insira uma grande variedade de símbolos em sua planilha. Para isso, selecione a célula que vai receber o símbolo, vá em Inserir e clique no botão Símbolo. Na janela que surgir, selecione a categoria de símbolos que você quiser em Subconjunto, em seguida, escolha o símbolo desejado. Há várias categorias, como Setas, Símbolos de Moeda, Operadores Matemáticos, Grego Estendido, entre outros. 

Dica 11: insira numeração automática de páginas no Excel 2007

No Word é muito fácil inserir número de página, mas o procedimento no Excel é um pouco mais trabalhoso, mas perfeitamente possível. Para conseguir isso, vá em Inserir, no topo da janela do programa, e clique no botão Cabeçalho e Rodapé. O Excel exibirá um novo menu de botões em sua parte superior e, provavelmente, deixará uma campo no cabeçalho da planilha já aberto. Se você quiser inserir um número de página aí, basta clicar no botão Número de Página. No entanto, se você quiser que essa informação apareça no rodapé, clique no botão Ir para Rodapé e, em seguida, no botão Número de Página.
Repare que, por padrão, o Excel abre a parte central do cabeçalho/rodapé para inserção de dados. Mas, se você quiser alinhar a numeração à esquerda ou a direita, é só clicar nesses respectivos espaços.
Quando você terminar esse procedimento, é possível que o Excel exiba a planilha em um modo de visualização diferente. Para voltar ao modo anterior, vá em Exibição, no topo da janela, e clique no botão Normal (geralmente, o primeiro da esquerda para a direita).
Para visualizar a numeração de páginas, clique no Botão Office (o botão redondo no canto esquerdo superior), vá em Imprimir e escolha Visualização de Impressão. 

Dica 12: oculte a Faixa de Opções para obter mais espaço para visualização

O Office 2007 trouxe um grande avanço na interface em relação às versões anteriores da suíte da Microsoft, mas há quem ache que a Faixa de Opções (a barra superior onde aparece a maioria dos botões) ocupa muito espaço na tela. Se esse é o seu caso ou se você acha conveniente ter mais espaço para visualização, oculte a Faixa de Opções. Para isso, dê dois cliques seguidos com o botão esquerdo do mouse no nome de qualquer divisão dessa barra (Início, Inserir, Layout da Página, etc). Repare que, depois disso, os botões ficarão ocultos.
Para fazer com que apareçam, basta clicar uma única vez com o botão esquerdo do mouse no menu desejado. Quando você clicar em qualquer célula, os botões se ocultarão automaticamente. Para desativar esse recurso, dê dois cliques em qualquer nome de menu novamente. 

Dica 13: crie botões de atalhos para os recursos que você mais utiliza

A primeira barra do Excel exibe no canto esquerdo, ao lado do Botão Office, botões para os seguintes recursos: Salvar, Desfazer e Refazer. Essa barra se chama Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Tal como o nome sugere, você pode usá-la para acessar rapidamente os recursos que mais utiliza. Para isso, o ideal seria ter ali os botões dessas funcionalidades, não é mesmo? Para adicioná-los, clique no Botão Office e, em seguida, no botão Opções do Excel. Vá em Personalizar e, na área da esquerda, selecione os recursos que deseja adicionar à barra. Para cada um, clique no botão Adicionar, ao meio. As funcionalidades adicionadas aparecerão em uma área à direita. Se quiser remover alguma delas, selecione-a e clique Remover. Quando finalizar, clique em Ok. 

Dica 14: antes de compartilhar uma planilha, faça o Excel 2007 inspecionar o arquivo

Se você precisa enviar uma planilha do Excel para um colega de trabalho, para um cliente, etc, é importante verificar se não deixou algo que não deve ser acessado por outra pessoa no documento. Para isso, vá ao Botão Office, no canto superior esquerdo, selecione Preparar e clique em Inspecionar Documento. O Excel perguntará que tipo de conteúdo deve ser procurado, como comentários, dados em XML, planilhas ocultas, entre outras. Selecione os itens desejados e clique em Inspecionar.
Na tela seguinte, o programa informará quais as informações encontradas e dará a você a opção de removê-las. 

Dica 15: utilize modelos prontos de vários tipos de planilha

O Excel 2007 conta com alguns modelos de planilha, como um que permite ao usuário anotar dados para controlar sua pressão sanguínea, outro para controle financeiro pessoal, enfim. No entanto, a Microsoft oferece uma enorme variedade de modelos disponíveis na internet. Para ter acesso a esse modelos e aos modelos já instalados no Excel 2007, basta abrir o programa, clicar no Botão Office, no canto superior esquerdo e, na janela que surgir, selecionar o modelo que deseja através das categorias que são exibidas em uma lista à esquerda. 

Finalizando

O Excel 2007 é uma ferramenta bastante ampla, mas como as dicas acima demonstram, não é de difícil utilização. Com alguns poucos cliques, é possível executar uma série de procedimentos e obter excelentes resultados. No entanto, para se ter um bom nível de conhecimento da ferramenta é necessário prática, por isso, explore o programa, experimente fórmulas e funções, construa gráficos e use a internet sempre que surgir dúvidas.

Clique aqui para download das dicas com figuras em PDF.

Fonte: www.infowester.com


15 Dicas para Excel 2003

Seleção de 15 dicas para o Microsoft Excel. O objetivo é fazer com que o leitor consiga ter mais agilidade em seu trabalho com essa poderosa ferramenta. A versão usada pelo InfoWester é o Excel 2003, mas boa parte das dicas funciona em outras versões.

1 - Deixe títulos em inclinação de até 90º

No Excel é possível deixar o conteúdo das células na vertical. Além disso, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isso, selecione as células desejadas, vá em Formatar / Células..., na guia Alinhamento vá à caixa Orientação e digite a quantidade de graus. Você também pode arrastar a linha posicionada à frente da palavra "Texto" para cima ou para baixo para determinar a inclinação. Clique em Ok e veja o resultado.

2 - Preencha automaticamente células em branco

Suponha que você seja um professor e esteja inserindo as notas da prova de seus alunos numa planilha. Ao final, você notou que 10 alunos faltaram e, portanto, deverão fazer a avaliação noutra data. Para não ter que ir no campo do aluno e colocar "Faltou", faça isso uma única vez e peça ao Excel para preencher o resto automaticamente. Para isso, selecione a coluna ou o conjunto de células em questão e pressione o botão F5 de seu teclado. Na caixa que surgir, clique no botão Especial... e escolha a opção Em branco. Digite a palavra "Faltou" e depois pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl e Enter de seu teclado. Repare que o Excel preencherá sozinho as células que ficaram em branco.

3 - Dividindo os valores de um conjunto de células ao mesmo tempo

Suponha que você tenha uma coluna com valores e que estes devem ser divididos por um número qualquer, por exemplo, 2. Escolha uma célula vazia e digite 2 nela. Em seguida, selecione essa mesma célula, vá em Editar e escolha Copiar (ou pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl e C em seu teclado). Depois, selecione as células a serem divididas, vá em Editar, escolha Colar Especial... e em Operação, acione a opção Divisão. Repare que é possível realizar outras operações, como adição, multiplicação e subtração.

4 - Coloque sublinhado duplo no conteúdo de uma célula rapidamente

Nas opções de formatação do Excel, o botão de sublinhado duplo fica desativado por padrão. Embora seja possível ativá-lo (basta clicar com o botão direito do mouse sobre a Barra de Ferramentas, escolher o item Personalizar, ir na guia Comandos e em Categorias escolher Formatar; na caixa ao lado, selecione o botão Sublinhado Duplo), pode-se inserir sublinhado duplo no conteúdo de uma célula de maneira rápida: selecione a célula, pressione o botão Shift do teclado e, ao mesmo tempo, o botão Sublinhado na Barra de Formatação.

5 - Impeça alterações na planilha

Se você precisa distribuir uma planilha, mas gostaria que ela não fosse modificada para evitar futuros problemas, basta protegê-la. Para isso, vá em Ferramentas / Proteger / Proteger Planilha.... Na caixa que surgir, insira uma senha no campo correspondente. Repare que há também uma lista onde você pode selecionar o que os usuários podem fazer. Pressione Ok e veja que somente desprotegendo o documento é que será possível editá-lo. Note que a proteção é aplicada apenas à planilha atual.

6 - Acesse determinada planilha rapidamente, se tiver muitas

Suponha que você tenha um documento do Excel com várias planilhas e que, por isso, algumas ficam ocultas, sendo necessário usar as setas no canto inferior esquerdo para acessá-las. Um jeito mais eficiente de localizar uma planilha escondida, é clicando com o botão direito do mouse sobre as setas e escolhendo a planilha desejada, como mostra a imagem abaixo.

7 - Edite sem apagar o conteúdo anterior

Suponha que você localizou uma célula que contém uma palavra incompleta, por exemplo, "infoweste". Se você selecionar essa célula e começar a digitar, o conteúdo antigo será apagado e você terá que escrever tudo novamente. No entanto, se você pressionar o botão F2 em seu teclado antes de começar a digitar, o Excel "jogará" o cursor para o final da palavra e assim você poderá continuá-la de onde parou. Em nosso exemplo, selecionamos a célula com a palavra "infoweste", pressionamos F2 e inserimos a letra r que faltava, deixando o nome digitado na forma correta: "infowester".

8 - Numere automaticamente

Suponha que você tenha que numerar uma coluna indo do número 1 ao 10. Em vez de digitar cada número individualmente, faça o Excel numerar as células automaticamente. Para isso, na primeira célula insira o número 1. Na segunda célula digite o número 2. Em seguida, selecione ambas as células e clique no pequeno quadrado que se forma no canto inferior direito da seleção. Arraste-o para baixo até que a célula de número 10 seja atingida. Esse truque também funciona com meses, dias da semana e alfabeto.

9 - Veja rapidamente o valor de uma soma/subtração/média/etc

Para ver o valor de uma soma de um conjunto de células, basta selecioná-las e olhar o resultado na barra de rodapé do Excel. Clicando com o botão direito do mouse sobre essa barra, pode-se escolher uma operação diferente da soma, como subtração, valor máximo, valor mínimo, média, entre outros.

10 - Use formatações pré-feitas

Criou uma planilha de dados, mas está sem tempo para criar uma formatação atraente? Selecione os dados em questão, vá em Formatar / AutoFormatação e escolha um modelo existente. Se quiser escolher sobre quais itens a formatação será aplicada, clique no botão Opções da janela AutoFormatação. Surgirá a caixa Formatos a aplicar.

11 - Distingua as planilhas por cores

Se seu arquivo do Excel possui várias planilhas, você pode mudar a cor da guia de cada uma para localizá-las rapidamente. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a guia de qualquer planilha, escolha a opção Cor da guia e marque a cor desejada.

12 - Visualize antes de salvar como HTML

A planilha que você está criando precisa ser salva em formato HTML? Você pode visualizar o arquivo nesse formato antes de salvá-lo. Para isso, vá em Arquivo e escolha a opção Visualizar página da Web. O Excel mostrará a planilha no Internet Explorer.

13 - Escolha para onde ir ao pressionar Enter

Por padrão, o Excel aciona a célula de baixo quando o botão Enter é pressionado. Você pode fazer com que o Excel se direcione para a célula à esquerda, à direita ou acima. Para isso, vá em Ferramentas / Opções e na guia Editar procure o item Mover seleção após Enter. Escolha a opção desejada na caixa Direção.

14 - Insira data ou hora rapidamente

Para inserir a data atual numa célula do Excel, pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl e ;. Para inserir a hora atual, pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl e : (dois pontos). Note que em muitos teclados os símbolos ; e : ficam na mesma tecla, sendo : ativado com o uso do botão Shift. Se for este o seu caso, pressione Ctrl mais Shift mais o botão dos símbolos ; e :.

15 - Faça zoom com o mouse

Se seu mouse possui um botão de rolagem (um botão giratório que fica entre os botões esquerdo e direito) é possível usá-lo para aumentar ou diminuir o zoom da planilha. Para isso, pressione a tecla Ctrl em seu teclado e acione o botão de rolagem para baixo ou para cima. Essa dica vale para outros aplicativos, como o Word, Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.

Clique aqui
para download das dicas com figuras em PDF.

Fonte: www.infowester.com


20 Dicas para o Word 2003_2007

Como a maioria já sabe, o Microsoft Word é, sem dúvida, o editor de textos mais utilizado no mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração dos mais diversos tipos de documentos. Neste artigo, você conhecerá 20 dicas que lhe ajudarão a tirar melhor proveito do Word. Esses truques foram baseados e testados nas versões 2003 e 2007 do Word em português do Brasil.

A seguir, as dicas.

1 - Tudo em maiúsculo ou em minúsculo rapidamente:

Se você precisa deixar uma palavra, uma frase ou, ainda, um parágrafo todo em letras maiúsculas, não precisa digitar tudo novamente. Basta selecionar a palavra, a frase ou o parágrafo, e pressionar as teclas Shift e F3 ao mesmo tempo. Se quiser que o texto volte a ficar com letras minúsculas, pressione Shift e F3 novamente. Se você repetir esse procedimento pela terceira fez, apenas a primeira letra da palavra ou da frase ficará maiúscula.

2 - Evite que palavras se separem no final da linha

Muitas vezes você está trabalhando em um documento e percebe que um certo conjunto de palavras ficaria melhor se estivesse na mesma linha. Por exemplo, suponha que você necessite manter o nome Ayrton Senna sempre junto. Para isso, escreva a palavra Ayrton, pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl, Shift e Espaço e, por fim, digite Senna. Repare agora que Ayrton Senna ficará sempre junto, como se fosse uma palavra só. Se esse nome não couber inteiro no final da linha, ambas as palavras irão para a linha seguinte.

3 - Gere rapidamente um texto para testes

Você precisa fazer testes de formatação, de impressão ou qualquer outro que necessite de um texto? Então faça o Word criar esse texto automaticamente. Para isso, abra o programa, digite a instrução abaixo e, em seguida, pressione Enter

=rand(x, y)

Onde x indica a quantidade de parágrafos que o texto deve ter, e y indica a quantidade de frases em cada parágrafo. Por exemplo, se você quer um texto com 2 parágrafos e 4 frases em cada um, basta digita =rand(2,4). Na versão 2003 do Word em português do Brasil, a frase utilizada é "A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso". Por sua vez, a versão 2007 do programa aplica os textos disponíveis em seus arquivos de ajuda.

4 - Aumente ou diminua o tamanho de uma fonte rapidamente

Se você precisa aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de uma palavra ou de uma frase, não precisa acessar os recursos de formatação para isso. Basta selecionar a palavra ou a frase desejada e pressionar, ao mesmo tempo, os botões:

Ctrl e ] para aumentar a fonte
 
Ctrl e [ para diminuir a fonte

5 - Saiba a quantidade de palavras e letras de seu texto

Se, por algum motivo, você precisa saber a quantidade de palavras ou de letras que seu texto tem, basta fazer o seguinte:

- No Word 2003, vá ao menu Ferramentas e clique na opção Contar palavras;

- No Word 2007, clique na aba Revisão e, em seguida, no botão Contar palavras.

Note que, com esse procedimento, o Word exibirá uma janela que informa a quantidade de páginas, a quantidade de caracteres (com e sem espaço), a quantidade de parágrafos e a quantidade de linhas. Se você precisa que apenas as informações de um trecho do texto sejam exibidas, basta selecioná-lo e repetir o procedimento. Ao fazer isso, o recurso Contar palavras mostrará apenas os dados do trecho selecionado.

6 - Use as sugestões de sinônimos do Word

Você está elaborando um texto e percebe que uma determinada palavra já foi utilizada naquela frase ou não se encaixa no contexto. Se você não se lembra de nenhuma outra palavra que possa substituí-la, tente utilizar as sugestões dadas pelo próprio Word. Para isso, clique com o botão direito do mouse sob a palavra que deseja substituir e, no menu que surgir, escolha uma palavra que aparece na opção Sinônimos.

7 - Insira símbolos e caracteres especiais

Você precisa inserir o símbolo da moeda euro em seu texto? Ou, ainda, uma seta, o sinal de desigualdade, o símbolo de copyright, caracteres gregos, entre outros? No Word isso é fácil:

- Na versão 2003 do programa, vá ao menu Inserir, escolha a opção Símbolo e, na caixa que surgir, escolha o símbolo ou o caractere desejado. Clique no menu Subconjunto para escolher a categoria do caractere desejado;

- No Word 2007, vá à aba Inserir, localize e clique no botão Símbolo. Ao fazer isso, o Word mostrará uma pequena lista com os caracteres mais comuns. Para acessar a caixa que exibe todo os caracteres, clique em Mais símbolos.

Em ambos os casos, após selecionar o caractere desejado, clique no botão Inserir.

8 - Impressão: reduza para caber

Você quer imprimir um texto, mas percebe que a última página contém apenas algumas poucas linhas. Além de ser um desperdício, entregar um documento impresso com a última página quase toda em branco pode ser deselegante. Ao lidar com um problema como esse, faça uso do recurso Reduzir para caber do Word:

- No Word 2003, vá em Arquivo e clique em Visualizar impressão. Na tela de visualização do arquivo, clique no botão Reduzir para caber. Note que o pequeno texto que estava na última página foi para a página anterior;

- No Word 2007, clique no botão Office (o botão redondo no canto superior esquerdo do programa), vá à opção Imprimir e escolha Visualização de impressão. Na tela que surgir, procure e clique no botão Reduzir uma página.

9 - Recupere arquivos danificados

Quem é que nunca se deparou com um arquivo do Word danificado ao ponto de não abrir corretamente ou sequer abrir? Se isso acontecer com você, saiba que há um meio de tentar recuperar o arquivo. Para isso, abra o Word vazio, isto é, sem nenhum arquivo aberto nele. Em seguida, vá ao menu Arquivo e clique em Abrir (na versão 2007, menu Office, opção Abrir). Na janela que surgir, procure pelo arquivo danificado e selecione-o. Em seguida, clique na pequena seta localizada ao lado do botão Abrir e escolha a opção Abrir e reparar.
Esse procedimento é suficiente para recuperar um arquivo danificado, mas é importante frisar que nem sempre funciona.

10 - Use grades para posicionar objetos

Se você precisa posicionar imagens ou outros itens com precisão nas páginas de um documento, talvez o recurso de grades lhe ajude nessa tarefa. Para exibir grades no Word 2007, basta ir à aba Exibição e clicar na opção Linhas de Grade.

No Word 2003, esse procedimento é um pouco mais trabalhoso: em primeiro lugar, é necessário que o menu Desenho esteja sendo exibido (geralmente ele é posicionado na parte inferior do Word). Se esse menu não estiver aparecendo, clique com o botão direito do mouse sob qualquer ponto dos menus superiores e escolha a opção Desenho. Se preferir, vá ao menu Exibir, escolha Barras de ferramentas e, por fim, clique em Desenho. Quando esse menu estiver aparecendo, clique no botão Desenhar e procure o item Grade. Na caixa que surgir, clique no item Exibir linhas de grade na tela e clique em Ok.

Note que o Word mostrará uma grade que ajuda a posicionar itens no texto. Para a grade sumir, basta desfazer o procedimento.

11 - Repita a última ação com um botão

Suponha que você alterou a cor e o tamanho da fonte de um parágrafo. Se logo em seguida você quiser aplicar essa mesma formatação em um outro trecho do texto, basta selecioná-lo e pressionar a tecla F4. Esse procedimento faz com que o Word repita a última ação realizada, portanto funciona com outros recursos além dos de formatação.

12 - Cole textos sem formatação

Você encontrou um texto interessante na internet, mas ao colá-lo em seu documento do Word, notou que ele veio com tabelas, figuras e formatações que bagunçam o trabalho. Para evitar que isso aconteça, copie o texto e:

- No Word 2003, vá ao menu Editar, escolha Colar Especial e selecione a opção Texto não formatado;

- No Word 2007, vá à aba Início, clique no botão Colar, selecione o item Colar Especial e, por fim, escolha Texto não formatado.

Executando esse procedimento, o texto será inserido no Word "puro", isto é, sem formatação ou outros elementos que possam atrapalhar o layout do documento.

13 - Insira marcas d'água rapidamente

Muitas vezes é necessário inserir uma marca d'água no documento com dizeres como "minuta", "confidencial", "rascunho", "exemplo", entre outros. No Word, isso é fácil:

- No Word 2007, vá à aba Layout de Página e clique no botão Marca D'água. Ao fazer isso, o programa mostrará várias marcas d'água pré-prontas. Basta selecionar a desejada, e ela aparecerá em todas as páginas de seu documento. Se quiser mudar a palavra, alterar sua posição ou, ainda, inserir uma imagem, basta clicar no botão Marca D'água e, em seguida, escolher Personalizar Marca D'água;

- Na versão 2003 do Word, basta ir ao menu Formatar, escolher Plano de fundo e, por fim, clicar no botão Marca d'água impressa. Note que, na caixa que surgir, é possível escolher uma palavra para servir de marca, alterar sua formatação e sua posição (horizontal ou diagonal) ou selecionar uma imagem.

14 - Data ou hora atualizada automaticamente

Suponha que você tenha um modelo de carta que envia a cada novo cliente de sua empresa. O problema é que, nesse documento, você sempre precisa inserir a data atual. Mas, e se você esquecer de atualizar essa informação? Para evitar situações como essa, use a opção de atualização automática de data e hora do Word. Para isso:

- No Word 2007, vá à aba Inserir e clique no botão Data e hora. Na janela que surgir, escolha o formato de data ou hora desejado, assim como o idioma. Por fim, marque a caixa Atualizar automaticamente (se essa caixa não for marcada, o Word simplesmente inserirá a data atual, mas não a atualizará) e clique em Ok;

- No Word 2003, clique no menu Inserir e escolha Data e hora. Escolha o formato de data desejado, altere o idioma, se necessário, e marque Atualizar automaticamente. Por fim, clique em Ok.

15 - Remova a formatação do texto

Precisa remover a formatação de um trecho de seu texto? É fácil: selecione o trecho e pressione as teclas Ctrl e Espaço ao mesmo tempo. Se quiser remover a formatação de todo o documento, pressione os botões Ctrl e T ao mesmo tempo e repita o procedimento anterior.

16 - Defina outra fonte como padrão

Se você é acostumado a usar uma fonte diferente da que o Word aplica como padrão quando um arquivo é criado, faça com que a fonte padrão seja outra. Para isso:

- No Word 2003, clique em Formatar e escolha Fonte. Na janela que abrir, selecione a fonte desejada, clique no botão Padrão e, depois, em Ok;

- No Word 2007, vá à aba Início e clique no símbolo localizado na parte inferior direita da caixa Fonte. Na caixa que surgir, escolha a fonte que quiser, clique em Padrão e, por fim, em Ok.

17 - Imprima mais de uma página por folha

Sabia que é possível imprimir mais de uma página por folha no Word? Para isso, vá ao menu Office, escolha Imprmir e, depois, Impressão (no Word 2003, vá ao menu Arquivo e clique em Imprimir). Na caixa de impressão que abrir, vá à divisão Zoom e escolha quantas páginas por folha você quer imprimir.

18 - Passe um parágrafo para cima ou para baixo rapidamente

Você está organizando um documento e descobre que precisa mover um parágrafo para cima. O jeito é recortar e colar, não? Na verdade, há uma maneira mais fácil: selecione o parágrafo ou o trecho do texto desejado e pressione ao mesmo tempo as teclas Shift, Alt e seta para cima. Se o parágrafo precisa ser movido para baixo, basta repetir o procedimento, porém utilizando a tecla de seta para baixo do teclado. Esse recurso também funciona para movimentar linhas em tabelas.

19 - Seleção avançada de texto

Quando um texto é selecionado no Word, esse processo é feito da esquerda para a direita, "pegando" cada linha de ponta a ponta. Mas, e se você quiser selecionar um trecho a partir do centro da tela até o seu final, à direita. Fazer isso é fácil: mantenha pressionada a tecla Alt em seu teclado e clique no ponto de origem da seleção. Em seguida, mova o mouse na direção da seleção a ser feita.
Note que apenas a metade direita do texto foi selecionada. Ao fazer isso em seu texto, você pode pressionar os botões Ctrl e C ao mesmo tempo para copiar o conteúdo. Note que somente o trecho selecionado será copiado.

20 - Abra arquivos do Word 2007 no Word 2003
O Word 2007 abre sem dificuldades arquivos das edições 2003 e anteriores, mas o contrário não acontece - o Word 2003 não consegue abrir arquivos do Word 2007 (cuja extensão é .docx). Para resolver esse problema, basta instalar um conversor oferecido gratuitamente pela Microsoft. Depois de instalado, o próprio Word 2003 fará a conversão do arquivo para um formato que o programa possa ler.

Clique aqui para download das dicas com figuras em PDF.

Fonte: www.infowester.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário